Notícias

Processo Autárquico entregue no Tribunal

O PSD de Mação entregou no passado dia 01 de Agosto, no Tribunal de Mação, as listas candidatas ao Concelho. Está assim formalizado o processo autárquico no âmbito das eleições autárquicas do próximo dia 29 de Setembro.
Conheça aqui as listas dos candidatos à Câmara Municipal de Mação, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PSD de Mação apresentou candidatos perante vasta plateia de apoiantes  (Ver fotos aqui)

Foi perante uma vasta plateia, composta por pessoas oriundas de todas as Freguesias, assim como amigos e naturais do Concelho que quiseram prestar o seu apoio às candidaturas, que foram apresentados os cabeças de lista às Assembleias de Freguesia, Assembleia Municipal e os candidatos à Câmara Municipal pelo PSD de Mação.
A apresentação das listas teve lugar no passado dia 13 de Julho no pavilhão de festas de Queixoperra – Penhascoso.
 Estiveram também presentes Preciosa Marques, actual Presidente da Assembleia Municipal de Mação, o eurodeputado Carlos Coelho, os deputados Duarte Marques e Nuno Serra, Ramiro Matos, Vice-Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Santarém, e Miguel Borges, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sardoal e igualmente candidato à Presidência dessa Autarquia.

Assembleias de Freguesia:

Amêndoa: Jorge Dinis; Cardigos: Carlos Leitão; Carvoeiro: Nuno Bragança; Envendos: Joaquim da Silva; Ortiga: João Ferreira.

 Apoio à candidatura independe de Jaime Conde para a União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.
 
Assembleia Municipal: José Saldanha Rocha
 
Câmara Municipal de Mação
1. Vasco Estrela
2. António Louro
3. Vasco Marques
4. Margarida Lopes
5. Luís Mário Marques
6. Carla Martins
7. João Marques
8. André Serras
9.Tânia Pires
 
Vasco Estrela apresentou as principais áreas de intervenção que propõe na sua candidatura: Acção Social e Apoio às Famílias; Educação; Apoios às Empresas, Agentes Económicos e Empreendedorismo; Património, Gestão territorial, Floresta e Produtos Endógenos; Conhecimento, Cultura.
 
O candidato à Presidência da Câmara Municipal de Mação apelou ao consenso em prol dos Maçaenses reiterando, na sequência do que referira na apresentação da sua candidatura em Abril e no âmbito do slogan "Unidos construímos o Futuro!", que “apesar das legítimas e saudáveis, diferenças de opinião política, o nosso Concelho, as gentes do nosso Concelho, das nossas Freguesias precisam de se unir em torno de projectos e causas comuns. Em definitivo temos de perceber que o caminho para o sucesso, para o desenvolvimento, para a melhoria da qualidade de vida será tão ou mais facilitado, quanto mais partilharmos responsabilidades e trabalharmos em conjunto”.
 
À semelhança do que tem feito nos últimos 5 anos enquanto Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela afirma convictamente que defenderá “de forma intransigente os interesses do Concelho de Mação e dos seus habitantes. Sendo solidário com o partido pelo qual concorro e ao qual pertenço com orgulho, não poderei ficar calado sempre que este governo ou outro não for correcto com este Município e respectiva população. Estaremos sempre disponíveis para colaborar nas soluções porque percebemos os constrangimentos que vivemos, tentando evitar sofrimentos desnecessários às pessoas deste Concelho, o que implica dialogar com os governos em busca das melhores soluções.”
Nesta ocasião, reafirmou o apoio à candidatura independente de Jaime Conde à União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.
 
Um facto que mereceu a saudação pública do PSD Distrital de Santarém, nesta ocasião representada por Ramiro Matos, que enalteceu “a coragem de apoiar um candidato independente”, sendo que noutros locais poderia haver algum problema nesse sentido. “No PSD não existem esses problemas quando se trata de servir melhor as populações”.
 
Neste período de crise no País, a palavra de ordem é não baixar os braços perante as dificuldades, principalmente sentidas no Interior. Carlos Coelho referiu esta questão de que “um país que continua inclinado para o Litoral” e, neste contexto, saudou os candidatos. “Quero dizer que tenho o maior respeito por este homens e estas mulheres que são capazes de dar resposta para que as coisas sejam diferentes e para que as pessoas que aqui vivem tenham orgulho na sua terra. Resolver os problemas da terra é do que se trata nas Autarquias Locais”, sendo que não é verdade quando dizem que “estas eleições são um teste ao governo. Quem vai a votos são estes homens e estas mulheres. O que está em causa é quem vai estar à frente das autarquias”. E aqui salientou as qualidades que os eleitores reconhecem nos candidatos quando vão votar: a inteligência, o bom senso, o conhecimento, o empenho e, sobretudo, o carácter. Qualidades que reconhece em Vasco Estrela, quem já conhece há 23 anos.
 
Na mesma linha, Ramiro Matos, do PSD Distrital de Santarém, reforçou que “estas eleições são de proximidade. Os autarcas são aqueles que lidam de perto todos os dias com os problemas das pessoas”. Saudou ainda os candidatos, “que vão dar a  cara pelo PSD, mesmo em momentos mais difíceis, de crise” e o PSD aqui para os apoiar.
 
A entrar nestas novas lides, Vasco Marques, número três na lista para a Câmara Municipal, falou das suas expectativas para o futuro e pediu o importante apoio de todos.
 
Saldanha Rocha, de saída do Executivo Camarário após ter cumprido os três mandatos enquanto Presidente, afirmou que sai do Executivo “mas não saio do Concelho. Não abandono a vida desta terra”. Irá “continuar a colaborar nas decisões estratégicas, assertivas e ponderadas que o novo Executivo tomará”. Pediu a vitória da Assembleia Municipal para “a perfeita sintonia e legitimarmos a governação do futuro Executivo liderado por Vasco Estrela”.
Numa breve retrospectiva daquilo que foi a sua acção enquanto Vereador e Presidente da Câmara, assumiu estes últimos 15 anos como ”uma experiência enriquecedora, um tempo muito gratificante e intenso da minha vida, de entrega exclusiva a uma causa”. Não esqueceu o apoio dos funcionários da Autarquia para o sucesso das suas funções, assim como das Associações e IPSS. Mencionou ainda a fidelidade dos seus Presidentes de Junta e honrou a sua dedicação: “são os primeiros a lidar com aos problemas nas aldeias”.
                                      
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Vasco Estrela apresentou candidatura perante duas centenas de apoiantes

Vasco Estrela apresentou a sua candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Mação no dia 27 de Abril, com salas cheias, perante cerca de 200 apoiantes e amigos, num jantar realizado no restaurante Avenida, em Mação. Presentes estiveram também o candidato à Presidência da Assembleia Municipal, assim como os cabeças de lista das várias Freguesias do Concelho, cuja candidatura foi igualmente apresentada. Foi ainda anunciado o número dois da candidatura à Câmara Municipal de Mação.
Neste jantar, onde figuraram Munícipes de todas as Freguesias do Concelho, Vasco Estrela contou com a presença, entre muitos outros, de Jorge Moreira da Silva - Vice-Presidente e Coordenador Permanente da Comissão Política Nacional do PSD; Saldanha Rocha e António Louro, Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Mação; Preciosa Marques, Presidente da Assembleia Municipal; Ramiro Matos, Vice-Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Santarém, Octávio Oliveira, Presidente do Conselho de Jurisdição Distrital, assim como vários membros do PSD Distrital, as deputadas pelo Círculo de Santarém na Assembleia da República, Carina Oliveira e Isilda Aguincha, e autarcas de outros concelhos.
Sob o lema “Unidos construímos o Futuro” e confiante num futuro que passa sobretudo pela união, Vasco Estrela assenta a sua candidatura num claro apelo ao consenso e à “união de vontades, de saberes, de experiências, de vivências. A união que reclamo e pela qual me baterei não significa unanimismo, não significa o aniquilar de opiniões, não significa seguidismo. Significa, isso sim, União pelo Concelho. As divergências naturais que separam os agentes políticos têm, em momentos difíceis, de dar espaço à afirmação de convergência, a consensos que não violentem as respectivas convicções, permitindo alcançar resultados dignos de registo para as populações”.
Para o candidato é, por isso, “importante que nos orgulhemos do Concelho como um todo, que os habitantes de cada uma das Freguesias vibrem com os sucessos de uma qualquer outra, que partilhem entre si iniciativas, que se batam por objetivos transversais. O tempo não está para egoísmos, tenhamos essa consciência. Colaboremos uns com os outros, vamos encontrar pontos de convergência comuns, lutar por eles, trabalhar. Vamos fazê-lo todos!”
Em prol de um futuro melhor para o Concelho, Vasco Estrela pediu o contributo de todos os Maçaenses, não só aos residentes como a todos aqueles que estão fora para desenvolverem estratégias que envolvam de forma sistemática e concreta os Maçaenses.
Ressalvando o importante trabalho desenvolvido nas presidências de Elvino Pereira e Saldanha Rocha, o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Mação afirmou que este terá agora de ser consolidado e “a responsabilidade que espero vir a ter será maior. Terei de, honrando o passado, fazer melhor, talvez fazer diferente, porque todos somos diferentes e um novo tempo se aproxima”.
Tendo por base um novo quadro comunitário que se apresentará com novas linhas orientadoras, a candidatura de Vasco Estrela focaliza-se no apoio aos empresários na criação de emprego, no apoio aos produtores das principais fileiras do Concelho no escoamento dos seus produtos, articulando com o turismo, a própria riqueza paisagística do Concelho, a floresta e ambiente. “O empreendedorismo direccionado para aquilo que aqui produzimos ou possuímos. Tirar o devido proveito do nosso território” e das suas potencialidades.
Em cima da mesa estará também “a competitividade fiscal, que de nós depende, e os incentivos directos ou indirectos são factores de diferenciação que são tidos em conta quando famílias ou empresas optam na hora de investir ou viver”.
Numa clara postura de vontade de trabalhar em uníssono com os Maçaenses, não descurando as suas necessidades e constrangimentos, Vasco Estrela solicitou a todos, “se assim o entenderem, contributos para o programa eleitoral que será a base do próximo governo autárquico, governo esse que será de total abertura e transparência no seu relacionamento para com os Munícipes”.
Neste jantar, Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, dedicou algumas palavras ao candidato, realçando o tempo que têm de trabalho comum. “Um homem com quem partilhei milhares de horas com angústias, alegrias, inquietações, concretizações, tudo pelo Concelho de Mação e as suas gentes. A aposta é clara: nascido e criado em Mação, rigoroso no compromisso da responsabilidade pontual na palavra”.
No que respeita ao Partido Social Democrata, que se fez representar por elementos da estrutura nacional e a nível distrital, Vasco Estrela contou com as palavras de apoio de Jorge Moreira da Silva e de Ramiro Matos.
“Neste momento, lançar candidatos autárquicos é uma grande responsabilidade para o PSD. É uma responsabilidade porque as autarquias são órgãos de soberania e é nas autarquias que começa tudo. São os autarcas que dão a cara no dia-a-dia, que fazem a chamada política de proximidade e é por eles que o PSD tem, naturalmente, de começar. O PSD Distrital naturalmente apoia os seus candidatos e estamos aqui também a manifestar o apoio a Vasco estrela nesta caminhada que vai iniciar”, referiu Ramiro Matos.
Adiantou que “o desafio autárquico é muito grande. Penso que o Vasco Estrela tem todas as características para ser um bom Presidente de Câmara para este Concelho”. Para além da amizade, o Vice-Presidente do PSD Distrital de Santarém disse que o candidato é ”uma pessoa séria, honesta, e um grande político. Reúne todas as condições necessárias a um autarca, a um Presidente de Câmara. É um homem com experiência, com uma formação académica adequada para as funções que vai exercer e um homem com uma grande sensibilidade social”.
Já Jorge Moreira da Silva destacou o carácter de Vasco Estrela, a amizade pelo candidato e as características que fazem dele “um bom político notável. Primeiro: gosta de pessoas e, segundo, é optimista”. Elogiou-lhe a competência profissional, a experiência e a sensibilidade pelas áreas sociais e destacou “uma característica que é essencial em qualquer político: só gosta de política quem gosta de pessoas. Quem gosta de ouvir mais do que gosta de falar. Quem gosta de ouvir os cidadãos nas decisões que forma, não que seja uma obrigação, mas porque qualifica as decisões em si”.
 

Apresentação de Candidaturas:
Presidência à Câmara Municipal de Mação: Vasco Estrela
Número dois na lista para a Câmara Municipal de Mação: António José Louro

Assembleia Municipal: José Manuel Saldanha Rocha
Assembleia de Freguesia da Amêndoa: Jorge Dinis

Assembleia de Freguesia de Cardigos: Carlos Leitão
Assembleia de Freguesia de Carvoeiro: Nuno Bragança
Assembleia de Freguesia de Envendos: Joaquim da Silva
Assembleia de Freguesia de Ortiga: João Ferreira
Assembleia da União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira: apoio à candidatura independente de Jaime Conde

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: